Engenharia Inovadora

Engenharia Inovadora permite superar os desafios de cada projeto de sonorização.

<< Lateral da FZj08A
que é extrudada em alumínio estrutural.




Desempenho em condições extremas

O equipamento FZ é feito para durar mesmo com o abuso do dia a dia.

Nossa linha de produtos utiliza fonte chaveada com alimentação universal e amplificador digital que têm altos índices de eficiência e robustez, dispensando o uso da ventoinha, aumentando assim sua vida útil. Além disso os modelos para tournées usam alumínio e aço inox no sistema de fly hardware em vez de aço comum que oxida em pouco tempo.

Os alto-falantes são fabricados com exclusividade na Europa a partir de nossos desenhos sob os mais rigorosos controles de qualidade.




Alto falante de neodímio.


<< Montagem final da caixa acústica.



Construção do gabinete

A construção do gabinete é a alma de uma caixa acústica decente. Mesmo o melhor projeto de uma caixa acústica fica comprometido se o gabinete for frágil, especialmente se submetido a uma grande demanda de pressão sonora. Vibração, contaminação do programa por ruídos, picos e vales na resposta são os sintomas mais comuns de problemas no projeto de gabinetes. É muito caro e leva muito tempo para construir um gabinete resistente. Por exemplo: usar parafusos ao invés de grampos. Reforços internos também ajudam a reduzir ressonâncias, porém geram um tempo de produção maior e, consequentemente, maior custo.


Teste de tração e ruptura realizado pelo laboratório do IPT /SP




Processador digital

Cada caixa acústica amplificada FZ tem o seu próprio processador digital. Ele é composto por uma placa que utiliza a mais recente tecnologia disponível. Esta placa possibilita equalização, crossover, correção de fase, delay e duas vias de compressão e limiter. A opção pela tecnologia digital é clara: nós testamos muitos processadores digitais e escolhemos a linha de DSPs da Analog Devices - Sharc. Este processador digital de áudio tem inúmeros recursos para aprimorar o resultado sonoro. Além de ter baixíssimo ruído, você poderá ver os processadores Sharc nas melhores mesas digitais do mercado, assim como nos mais sofisticados crossovers digitais. Todo este know how tem o objetivo de promover a restauração da imagem sonora e principalmente a clareza nos vocais.



Vocais mais nítidos e claros › Nossa assinatura

Muito se tem falado sobre caixas acústicas. Não existe certo ou errado neste ramo. Cada ser humano ouve de forma diferente, consequentemente cada um acaba tendo uma experiência única quando se trata de audição. O que sabemos é que geralmente somos mais sensíveis às frequências médias. Tal situação torna difícil um ajuste apropriado da frequência em um sistema de caixas acústicas. Talvez seja por esse motivo que vários equipamentos reproduzem o espectro de forma distorcida (muito grave e ou muito agudo), e quando se houve uma música, percebe-se que os vocais aparecem em segundo plano. Isso vira um grande problema durante a mixagem de músicas de uma banda. O sistema responde de forma inconsistente à equalização, o que resulta em grande dificuldade para os engenheiros de som mixarem todos os instrumentos e vocais de forma clara e definida. É muito difícil atingir boa qualidade na resposta dos vocais. Nossa audição é treinada para perceber qualquer falta de linearidade neste quesito, como distorções, erros de fase, resposta não linear, entre outros. Para obter vocais limpos em sistemas de duas ou três vias é necessário alinhar a resposta de tempo, magnitude e fase dos dois ou mais componentes. Então, na próxima vez em que você comprar uma caixa acústica, mantenha sempre em mente que um bom grave e frequências extremamente agudas não significam muito. Preste atenção nos vocais.


DSP 96 Khz/48 Bits


Grafico de resposta a impulso de um alto falante e um driver durante o processo de alinhamento de fase